A culminância da Quaresma se dá com a celebração da Semana Santa, que em 2021 começa no Domingo de Ramos, 28 de março e se estende até o dia 04 de abril, com o Domingo da Ressurreição do Senhor (Domingo de Páscoa).
A Semana Santa representa três momentos: Paixão (martírio), Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Semana Santa 2021
- 28 de março (Domingo de Ramos)
- 29 de março (Segunda-feira Santa)
- 30 de março (Terça-feira Santa)
- 31 de março (Quarta-feira Santa)
- 1º de abril (Quinta-feira Santa)
- 2 de abril (Sexta-feira Santa)
- 3 de abril (Sábado de Aleluia)
- 4 de abril (Domingo de Páscoa)
Domingo de Ramos
Festa cristã que celebra o episódio bíblico que narra a chegada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém, sendo saudado por ramos de palmeiras pelos seus seguidores. Não é feriado.
Segunda-feira Santa
Marca o acontecimento de alguns episódios bíblicos importantes para o cristianismo, como a parábola de Jesus limpando o Templo e Jesus amaldiçoando a figueira. Não é feriado.
Terça-feira Santa
Também conhecida como Grande e Sagrada Terça-feira. Não é feriado, sendo festejado apenas nas igrejas cristãs como outro momento que antecede a morte e ressurreição de Cristo.
Quarta-feira Santa
De acordo com as narrativas bíblicas, teria sido neste dia que Judas Iscariotes se ofereceu para entregar Jesus aos que planejavam matá-lo, em troca de dinheiro. Não é feriado.
Quinta-feira Santa
É quando se celebra a cerimônia do Lava-pés e a Última Ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos, de acordo com os relatos bíblicos. Não é feriado, mas em muitas escolas não há aulas.
Sexta-feira Santa
Também conhecida como “Sexta-feira da Paixão”, esta data é feriado em quase todos os municípios brasileiros. Neste dia, os cristãos lembram a paixão e morte de Jesus Cristo.
Sábado de Aleluia (Sábado Santo)
Não é considerado um feriado no Brasil, mas sim um ponto facultativo em alguns municípios. Nesta data, a Igreja Católica faz a vigília pascal, onde é lembrada a “descida de Jesus à mansão dos mortos”.
Domingo de Páscoa
O Domingo de Páscoa comemora a ressurreição de Jesus Cristo, de acordo com o catolicismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário