Teve início na noite desta quinta-feira (03), no auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – CERES, o 1º Encontro Regional dos Advogados do Sertão. O evento é promovido pela OAB, através das Subseções potiguares de Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assu, Mossoró, além de Patos, na Paraíba.
O encontro tem como tema central: “A Seca no Sertão e a convivência com o semiárido - Um enfoque Jurídico-Social”. “O evento surge dos conflitos vividos entre nós, sertanejos, e o semiárido. Surge do conflito entre as cidades em colapso no abastecimento d’água, e da necessidade de se discutir políticas públicas eficazes de combate aos efeitos da seca”, comentou o presidente da subseção da OAB em Caicó, Roberto Diniz.
Ainda de acordo com o presidente da OAB/Caicó, o evento busca a conscientização, assim como semear a discussão sobre um tema tão relevante e próximo de nossa realidade. “O acesso à água deve ser facilitado e respeitado”, enfatizou.
Em seguida, tiveram início as primeiras palestras do evento. Com o tema “Água: Direito Fundamental do ser humano”, o presidente da OAB/CE, Valdetário Andrade Monteiro, deu início às discussões. Na oportunidade, abordou a questão da escassez da água potável, uma realidade próxima dos potiguares e paraibanos. O debate enfatizou a necessidade de superar a crise hídrica, frisando, também, no reconhecimento do acesso à água potável como direito humano fundamental.
O presidente da OAB/CE comentou, ainda, que o evento é um momento oportuno para divulgar o Encontro Nacional dos Advogados do Sertão, que será realizado em maio deste ano, em Juazeiro do Norte, no Ceará.
Finalizando a programação desta quinta, o advogado, Pós-Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra, e ex-Conselheiro Federal da OAB, Paulo Lopo Saraiva, discorreu sobre o “Direito do `Povo da Seca”.
Aberta Feira do Empreendedor Individual do Seridó em Caicó
Caicó recebe, até sábado (05), no Complexo Ilha de Sant’Ana, a 2ª edição da Feira do Empreendedor Individual do Seridó. O evento, pioneiro no Brasil, foi aberto ao público nesta quinta-feira (03). Os stands, 40 no total, ficarão expostos das 17h às 22h.
Várias foram as autoridades que se fizeram presentes no evento, dentre elas, o prefeito de Caicó, Roberto Germano, que destacou quão importante é a promoção da feira, uma vez que incentiva a formalização. Ressaltou, ainda, o ganho para a região. “Essa é uma boa oportunidade para expor os produtos e serviços dos empreendedores do Seridó, bem como consolidar suas marcas no mercado”, enfatizou.
Em sua fala, o prefeito destacou, ainda, a importância do evento. “Pioneira no Brasil, a feira repete o sucesso de 2013, e reúne microempreendedores de todo o Estado”.
Para o Diretor Técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no RN, João Hélio Cavalcante, o evento, além de levar os serviços de orientação e capacitação empresarial aos que já estão formalizados, propicia a ampliação no número de empreendedores individuais do Estado.
Em sua fala, o diretor enfatizou a importância do registro como Microempreendedor Individual (MEI), que dentre tantos benefícios, dá ao empresário o direito ao CNPJ, emissão de nota fiscal, cobertura previdenciária, além de acesso a serviços financeiros.
Promovido (Sebrae), o evento conta com a participação dos municípios de Caicó, Timbaúba dos Batistas, Acari e Parelhas. Reúne, também, microempreendedores de todo o Rio Grande do Norte.
Diretor da Casa do Empresário participa do Fórum Nacional das Associações Comerciais
O presidente da ACISC - Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caicó, Dênio Alves, participou esta semana, em Brasília, do 1º Fórum Nacional da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. A principal palestra do evento falou sobre “A implantação do Super Simples” e foi proferida pelo Ministro das Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.
Dênio fez parte da comitiva do Rio Grande do Norte, que também foi representada pelo presidente da Associação Comercial do RN, Itamar Maciel, pelo vice-presidente Nelson Freire, o ex-presidente Sérgio Freire e por Nilson Brasil, presidentes das Associações Comerciais de Mossoró.
O evento foi aberto na última quarta-feira (2), tendo como espaço o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A presidenta Dilma Rousseff (PT) prestigiou o evento e disse ter “respeito pelas Associações Comerciais, que são as entidades da base empresarial brasileira”. O objetivo do Fórum é fomentar o debate entre as Associações Comerciais e Empresariais (ACEs).
Na quarta-feira, os representantes das Associações Comerciais potiguares se encontraram em reunião oficial com os senadores potiguares Paulo Davim (PV), José Agripino (DEM) e Ivonete Dantas (PMDB). Na manhã da quinta (03), a comitiva teve uma reunião com o Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB).
Evento da OAB foi marcado por debates entre agricultores, estudantes e autoridades
Grandes discussões marcaram o último dia do Encontro Regional dos Advogados do Sertão. A programação da OAB não foi restrita para profissionais e estudantes de Direito, atraindo agricultores, gestores públicos e acadêmicos de cursos como Geografia e Administração.
Na manhã da sexta-feira (04), no auditório da UFRN, em Caicó, o engenheiro civil, Mestre em Recursos Hídricos e Doutor em Hidráulica e Saneamento, João Abner Guimarães Júnior, discorreu sobre o tema “O Clima Semiárido e o enfrentamento aos efeitos da seca”.
Abner destacou que o Brasil tem uma das legislações mais modernas na área de meio ambiente e recursos hídricos, porém, a política de gerenciamento de recursos hídricos está sendo bombardeada por questões políticas e interesses econômicos. “As políticas públicas devem promover o desenvolvimento sustentável, induzir a gestão efetiva a participar dos debates sobre os recursos hídricos, democratizando, assim, o acesso à água para toda a população”, observou o engenheiro palestrante.
Em seguida, o produtor rural e ex-diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Manelito Dantas Vilar, abordou as políticas públicas para o semiárido. “Quando disseram que minha palestra seria sobre políticas públicas para o semiárido, eu logo pensei que ‘tiraria de letra’, bastava chegar e ficar calado, pois elas não existem”, disse Manelito arrancando aplausos da plateia.
Manelito destacou que é preciso ter uma equação tecnológica para o uso da terra do semiárido e encerar a água como fator de produção na zona seca do Nordeste. Ele foi otimista e disse acreditar que o Brasil se converterá no país mais importante do mundo.
À tarde, a programação contou com a presença de autoridades nacionais, como o ministro da Agricultura, Neri Gueller, e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. A senadora Ivonete Dantas também prestigiou a palestra de Henrique Alves, que abordou o “Panorama atual das proposições legislativas sobre a seca”.
O deputado destacou que a Câmara tem trabalhado arduamente nesse sentido e, para mitigar os efeitos da seca sobre a população, há diversas proposições que tramitam na Câmara, por exemplo: promover a repactuação do parcelamento de débitos previdenciários em pequenos municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública decorrente da seca (Projeto de Lei nº 5.621/2013); reservar parcela dos recursos do crédito rural para atividades agropastoris no Semiárido (Projeto de Lei nº 5.982/2013); conceder seguro-desemprego a pequenos produtores rurais familiares, durante os períodos de estiagem (Projeto de Lei nº 5.205/2013); e instituir a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Projeto de Lei nº 2.447/ 2007).
O agricultor caicoense, Chico Elpídio, dirigiu-se ao Presidente da Câmara solicitando uma proposta de Estado. “O Governo Federal deveria perfurar um poço em cada propriedade rural”, defendeu Elpídio, denunciando também o trânsito de cargas toxicas sobre a parede do açude Itans, que, segundo ele, põe em risco o reservatório.
Representante do movimento Grito da Seca, a veterinária acariense Joana Darc, parabenizou a OAB pela iniciativa. Na presença das autoridades políticas ela criticou as renegociações de dívidas rurais. “São três anos de seca. Além da morte do gado, sabemos de homens do campo que enfartaram por pressão dos bancos”, disse Joana Darc.
O presidente da OAB Subseção Caicó, Roberto Lins Diniz, também questionou as autoridades, citando alguns gargalos. “O milho não está chegando de forma suficiente; o acesso à água tem que ser facilitado; ainda há municípios sem água na torneira; o Exército cobra pra perfurar poços, mas em outros países faz gratuitamente; alguns empréstimos estão tendo prazos prorrogados, mas muitas pessoas já zeraram suas atividades e não têm mais como produzir, nem como pagar”, elencou Diniz.
Henrique, João Maia, Wilma e Ricardo Mota afinam o discurso da união para mudar a realidade do RN
A aliança do PR com o PMDB, PSB, PROS, PDT, PV, dentre outros, e a indicação do nome de João Maia para a chapa majoritária, na condição de candidato a vice-governador, foi uma das tônicas do Encontro Estadual do PR, na manhã deste sábado (05) em Natal, e trouxe o debate de fortalecer a união de líderes políticos com a finalidade de lutar para mudar a realidade do Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PROS), falou sobre a importância de mudanças e também da união de todos. Para Wilma de Faria (PSB), é necessário fazer o Estado retomar o crescimento. “Vamos juntos fazer o Rio Grande do Norte melhor. Vamos renovar as esperanças para trabalhar pelo futuro do Estado“.
O deputado federal Henrique Eduardo Alves, durante evento do PR, destacou os contrapontos de uma campanha eleitoral e declarou: “Será a união contra desunião; da agressão contra quem prega o respeito”. Em seu discurso, João Maia “Nós precisamos de política de geração de emprego, por que o trabalho é o que garante a união da família, o futuro dos filhos. Nós precisamos da esperança. Não é com discursos, é com ações. Nós estamos aqui discutindo um programa para o RN. Nós sabemos do que o povo e o RN precisam. Nós temos convicção. Política tem que ter competência, mas deve ser associado a amor“, destacou. Por Marcos Dantas - Assessoria de imprensa de João Maia
Henrique Alves acredita que reunirá 18 partidos em seu palanque
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB) esteve presente ao encontro estadual do PR, e fez questão de elogiar a organização do partido e dizer que a união é fundamental para mudar a realidade do Rio Grande do Norte. “Essa aliança que estamos formando é resultado, sem radicalizar, e a partir daí vamos nós debruçar para fazer um programa para segurança, cultura, saúde, agricultura, geração de emprego. Isso não sai da cabeça de um só, mas de todos. Vamos fazer um programa. Temos o compromisso de mudar o RN“, disse Henrique Alves, que acredita reunir 18 partidos em seu palanque, após as convenções.
Presentes ao evento, o presidente estadual do PR, João Maia, a presidente do PR Mulher, Shirley Targino, a vice-presidente do PR Mulher, Zenaide Maia, o deputado federal Henrique Alves (PMDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PROS), a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), senador Paulo Davin (PV), os deputados estaduais George Soares (PR), Walter Alves (PMDB), Hermano Morais (PMDB); deputada federal Sandra Rosado (PSB), vereador Adão Eridan (PR), entre outras autoridades e lideranças políticas de todo o Estado.
“Vamos superar as diferenças porque nós temos uma causa maior, que é fazer o RN crescer”, diz João Maia
O Encontro Estadual do PR, realizado na manhã deste sábado (05), na sede social do América, em Natal, reuniu milhares de integrantes do partido, entre deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, filiados e correligionários do PR, além de autoridades e lideranças de partidos aliados. O evento discutiu as prioridades para o RN, além de defender projetos do próprio partido para as eleições deste ano, que passa por uma aliança com o PMDB, PSB, PROS, PDT, PV, dentre outros, e a indicação do nome de João Maia para a chapa majoritária, na condição de candidato a vice-governador.
Em cada discurso, a preocupação de fazer o Rio Grande do Norte um Estado mais desenvolvido, com soluções para saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, esportes, geração de emprego e renda, turismo, funcionalismo público, entre outros setores. ”Nós estamos estudando os projetos, estudando a reorganização do próprio governo, mas nós sabemos que sem união de forças ninguém sozinho é suficientemente forte para executar“, disse o presidente estadual do PR, João Maia.
Para o PR, a importância maior é fazer o Estado se desenvolver em todos os setores. “Juntar esses partidos em nome do Rio Grande do Norte, dizendo: nós temos diferenças e nós vamos superar porque nós temos uma causa maior, que é fazer o Estado crescer. A franqueza com que nós estamos discutindo isso com todos os municípios nos motiva. Não é que as diferenças locais vão deixar de existir. Elas existirão, mas no momento o Rio Grande do Norte está pedindo aos seus filhos e as suas filhas que a gente mude essa realidade“, declarou João Maia no final do evento.
Por Marcos Dantas - Assessoria de imprensa
Estudantes da UFRN prestam consultoria contábil na Feira do Empreendedor
Estudantes que integram a Empresa Júnior de Ciências Contábeis do CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, supervisionados por professores do curso, tem participado da 2ª edição da Feira do Empreendedor Individual do Seridó.
Na ocasião, fornecem informações, aos participantes, sobre a importância da formalização, bem como os benefícios. De acordo com Ricardo Aladim, professor do curso de Ciências Contábeis, as orientações dadas procuram ajudar os empresários a gerir seus negócios.
No stand, onde prestam a consultoria, os alunos não dão apenas o respaldo informativo aos empresários, estão realizando também os cadastros dos interessados no Microoempreendedor Individual (MEI). O registro no MEI, dentre tantos benefícios, dá ao empresário o direito ao CNPJ, emissão de nota fiscal, cobertura previdenciária, além de acesso a serviços financeiro.
O professor supervisor ressaltou, ainda, o ganho para os estudantes e futuros profissionais, uma vez que tem a oportunidade, através da Empresa Júnior e do evento, de atrelar a teoria à prática. Promovido pelo Sebrae, o evento conta com a participação dos municípios de Caicó, Timbaúba dos Batistas, Acari e Parelhas, bem como microempreendedores da região do Potengi e da Paraíba. Prefeitura de Caicó, Sistemas FIERN e Fecomércio são parceiras da Feira. Por Referência Comunicação
Na ocasião, fornecem informações, aos participantes, sobre a importância da formalização, bem como os benefícios. De acordo com Ricardo Aladim, professor do curso de Ciências Contábeis, as orientações dadas procuram ajudar os empresários a gerir seus negócios.
No stand, onde prestam a consultoria, os alunos não dão apenas o respaldo informativo aos empresários, estão realizando também os cadastros dos interessados no Microoempreendedor Individual (MEI). O registro no MEI, dentre tantos benefícios, dá ao empresário o direito ao CNPJ, emissão de nota fiscal, cobertura previdenciária, além de acesso a serviços financeiro.
O professor supervisor ressaltou, ainda, o ganho para os estudantes e futuros profissionais, uma vez que tem a oportunidade, através da Empresa Júnior e do evento, de atrelar a teoria à prática. Promovido pelo Sebrae, o evento conta com a participação dos municípios de Caicó, Timbaúba dos Batistas, Acari e Parelhas, bem como microempreendedores da região do Potengi e da Paraíba. Prefeitura de Caicó, Sistemas FIERN e Fecomércio são parceiras da Feira. Por Referência Comunicação
Henrique Alves faz palestra em Caicó sobre a seca no semiárido
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, fez palestra em Caicó, na tarde desta sexta-feira (04), durante o 1º Encontro de Advogados do Sertão, promovido pela OAB. Ele falou do “Panorama atual das proposições legislativas sobre a seca”. Henrique Alves lembrou que a região Nordeste convive com a realidade de ter 74% de seus municípios em estado de emergência. Embora tenha chovido em muitas regiões do semiárido, a seca e seus efeitos continuam. O deputado destacou que a Câmara tem trabalhado arduamente nesse sentido.
“Organizamos a Comissão Geral Sobre a Convivência do Homem com a Seca, da qual participaram técnicos e representantes da população nordestina. Para mitigar os efeitos da seca sobre a população, há diversas proposições que tramitam na Câmara, que visam, por exemplo: promover a repactuação do parcelamento de débitos previdenciários em pequenos municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública decorrente da seca (Projeto de Lei nº 5.621/2013); reservar parcela dos recursos do crédito rural para atividades agropastoris no Semiárido (Projeto de Lei nº 5.982/2013); conceder seguro-desemprego a pequenos produtores rurais familiares, durante os períodos de estiagem (Projeto de Lei nº 5.205/2013); e instituir a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Projeto de Lei nº 2.447/ 2007)”, disse Henrique. Por Marcos Dantas
Prefeitura fará licitação para melhorias e instalação de Iluminação Pública em Caicó
A Prefeitura de Caicó estará realizando processo licitatório para contratação de empresa para execução dos serviços de engenharia, destinados a instalação de rede de iluminação público, do acesso a Caicó, pela RN 288, trecho compreendido entre o IFRN e o bairro Boa Passagem, além de melhorias na iluminação pública da Praça José Américo (bairro Castelo branco), Cemitério São Vicente de Paula (Paraíba) e quadras poliesportivas das Vilas I e II do Sabugi, e acesso ao Povoado do Distrito da Palma.
A abertura dos envelopes será feita no dia 25 de abril, às 9 horas. O Edital contendo maiores informações encontra-se a disposição dos interessados na Prefeitura Municipal, situada na Avenida Coronel Martiniano, nº 993, Centro, e no site www.caico.rn.gov.br.
Por Assessoria de imprensa
Ministro da Agricultura visita obras de convivência com a Seca e garante liberação de emendas para Caicó
Quem esteve na cidade de Caicó nesta sexta-feira (04) foi o ministro da Agricultura, Neri Geller. Por sinal, essa foi a primeira viagem que o ministro fez ao Nordeste, após assumir há três semanas a pasta. Acompanhado do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB) e do coordenador da Bancada Potiguar, deputado federal João Maia (PR), o ministro visitou a comunidade Umari, e conheceu obras de convivência com a seca, construída pelo Governo Federal, através do DNOCS em parceria com a Prefeitura.
A visita também foi acompanhada pela senadora Ivonete Dantas, o deputado estadual Nelter Queiroz, o ex-deputado Álvaro Dias, prefeitos, vereadores e lideranças da região.
Somente no município de Caicó, as ações como perfuração e instalação de poços, e construção de mini adutoras levam água para mais de 300 famílias em diversas comunidades rurais. No Umari, a comitiva ouviu não só agradecimentos, mas também cobranças de novos pleitos, dentre eles a continuidade do programa de perfuração de poços, e a construção de passagens molhadas.
Por sinal, já existe uma emenda destinada pelo deputado federal João Maia (PR) para a construção das referidas passagens, com projetos prontos, faltando apenas liberação dos recursos por parte do Governo.
O ministro Neri Geller, em suas palavras garantiu que na próxima semana fará todo empenho necessário para a liberação da emenda. Enquanto isso, o presidente da Câmara, Henrique Alves prometeu intermediar junto ao Governo, a liberação de mais recursos através do DNOCS, para a perfuração de poços em novas comunidades rurais da região.
Por Marcos Dantas
Boas chuvas são registradas no Seridó
A região do Seridó voltou a ser banhada pelas chuvas na sexta-feira. Confiram os registros pluviométricos.
Sítio Pau Ferro ( Jardim do Seridó) – 90 milímetros
Sítio Sombrio (Jardim do Seridó) – 60 milímetros
Fazenda Nova (Jardim do Seridó) – 49 milímetros
Sítio Malhada da Areia (Jardim do Seridó) – 47 milímetros
Sítio Buriti (Jardim do Seridó) – 40 milímetros
Sítio Alto Escuro (Jardim do Seridó) – 38 milímetros
Ouro Branco – 13 milímetros
Sítio Esguicho (Ouro Branco) – 30 milímetros
Parelhas – 42 milímetros
Sítio Mulugu (Parelhas) – 75 milímetros
Povoado Santo Antônio da Cobra (Parelhas) – 20 milímetros
Carnaúba dos Dantas – 20 milímetros
Povoado Ermo (Carnaúba dos Dantas) – 23 milímetros
Currais Novos – 20 milímetros
Granja Recreio (Caicó) – 72 milímetros
Barra Nova (Caicó) – 71 milímetros
João XXIII (Caicó) – 51 milímetros
Sítio Ramada (São Fernando) – 8 milímetros
Cruzeta – 45 milímetros
Fazenda Pau Lagoa (Cruzeta) – 69 milímetros
Sítio Fechado (Cruzeta) – 60 milímetros
Sítio Rio do Meio (Cruzeta) – 42 milímetros
Sítio Malhada do Angico (Santana do Seridó) – 50 milímetros
Sítio Riacho do Olho Dágua (São José do Seridó) – 50 milímetros
Timbaúba dos Batistas – 50 milímetros
Fazenda Timbaúba (Timbaúba dos Batistas) – 42 milímetros
Sítio Volta do Som (Timbaúba dos Batistas) – 35 milímetros
Sítio Ortulano – 60 milímetros
Caicó (Barra Nova) – 72 milímetros
Sítio Umarí (Caicó) – 52 milímetros
Sítio Estreito (Jucurutu) – 45 milímetros
São Fernando – 27 milímetros
Distrito da Palma – 29 milímetros
Sítio Alecrim( Serra Negra do Norte) – 50 milímetros
Sítio Pau Ferro ( Jardim do Seridó) – 90 milímetros
Sítio Sombrio (Jardim do Seridó) – 60 milímetros
Fazenda Nova (Jardim do Seridó) – 49 milímetros
Sítio Malhada da Areia (Jardim do Seridó) – 47 milímetros
Sítio Buriti (Jardim do Seridó) – 40 milímetros
Sítio Alto Escuro (Jardim do Seridó) – 38 milímetros
Ouro Branco – 13 milímetros
Sítio Esguicho (Ouro Branco) – 30 milímetros
Parelhas – 42 milímetros
Sítio Mulugu (Parelhas) – 75 milímetros
Povoado Santo Antônio da Cobra (Parelhas) – 20 milímetros
Carnaúba dos Dantas – 20 milímetros
Povoado Ermo (Carnaúba dos Dantas) – 23 milímetros
Currais Novos – 20 milímetros
Granja Recreio (Caicó) – 72 milímetros
Barra Nova (Caicó) – 71 milímetros
João XXIII (Caicó) – 51 milímetros
Sítio Ramada (São Fernando) – 8 milímetros
Cruzeta – 45 milímetros
Fazenda Pau Lagoa (Cruzeta) – 69 milímetros
Sítio Fechado (Cruzeta) – 60 milímetros
Sítio Rio do Meio (Cruzeta) – 42 milímetros
Sítio Malhada do Angico (Santana do Seridó) – 50 milímetros
Sítio Riacho do Olho Dágua (São José do Seridó) – 50 milímetros
Timbaúba dos Batistas – 50 milímetros
Fazenda Timbaúba (Timbaúba dos Batistas) – 42 milímetros
Sítio Volta do Som (Timbaúba dos Batistas) – 35 milímetros
Sítio Ortulano – 60 milímetros
Caicó (Barra Nova) – 72 milímetros
Sítio Umarí (Caicó) – 52 milímetros
Sítio Estreito (Jucurutu) – 45 milímetros
São Fernando – 27 milímetros
Distrito da Palma – 29 milímetros
Sítio Alecrim( Serra Negra do Norte) – 50 milímetros
Semana Santa: Caminhão do Peixe volta a Campo Redondo próxima quinta-feira
A cidade de Campo Redondo estará recebendo na próxima quinta-feira (10) o Caminhão do Peixe. O projeto desenvolvido pelo Ministério da pesca, através da superintendência federal do RN, oferece a população peixe a preço abaixo do valor de mercado.
Esta é a segunda vez, durante este ano, que o projeto chega ao município. O prefeito Alessandru Alves, lembrou da aproximação do período da Semana Santa, onde os católicos, por motivos religiosos, não comem carne vermelha. “Firmamos mais uma vez esta importante parceria com a superintendência aqui no RN, para proporcionar a todo nosso povo a oportunidade de comprar o pescado a preço baixo. Desta maneira, antecipadamente teremos tempo para nos programarmos, uma semana antes, dos dias santos”, disse.
O preço do pescado será vendido a partir de R$ 4 reais o quilo.
Morre no Rio ator José Wilker
Juan Guerra/Estadão
Ator, diretor, crítico de cinema, José Wilker morreu hoje, no Rio, aos 69 anos. Ele estava em casa com a namorada, a jornalista Claudia Montenegro, quando se sentiu mal – não teve tempo de ser hospitalizado. A causa da morte foi uma parada cardíaca. Cearense radicado no Rio desde a juventude, Wilker tem duas filhas, Isabel, com a atriz Mônica Torres, e Mariana, com a atriz Renée de Vielmond.
José Wilker nasceu em Juazeiro do Norte. Ele começou a carreira de ator como membro do Movimento de Cultura Popular no Recife. Já radicado no Rio de Janeiro, seu primeiro papel no cinema foi no filme 'A Falecida' ao lado de Fernanda Montenegro, mas obteve grande destaque ao lado de Sônia Braga em 'Dona Flor e seus dois maridos' de 1976.
Ele deu vida também a personagens memoráveis na televisão, como Rodrigo, que era protagonista de 'Anjo Mau', e Roque Santeiro na novela de mesmo nome de 1985. Sua estreia em novelas foi em 'Bandeira 2' de Dias Gomes em 1971. Ele foi convidado para atuar na novela depois de vencer o Prêmio Molière pelo espetáculo 'O Arquiteto e o Imperador da Assíria'.
Como ator chegou a participar de produções internacionais, atuando até ao lado de Sean Connery no filme 'O curandeiro da Selva'. Frequente comentarista do Oscar na TV, ele também era crítico de cinema. Em 1996 ele lançou um livro chamado 'Como Deixar um Relógio Emocionado', que compilou várias de suas críticas.
Em 2004 ele interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta em 'Senhora do Destino'. O personagem que depois seria levado ao cinema no último filme dirigido por Wilker, ficou conhecido pelos bordões: "felomenal" e "o tempo ruge e a Sapucaí é grande". Sua última participação em novelas foi em 2013, em "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco.
Roberta Pennafort - Rio - O Estado de S.Paulo
Grupo de teatro local se apresenta na abertura oficial do Palco Giratório 2014
A apresentação da peça Cravo Canavial, do Grupo Pele de Fulô, será aberta ao público
Até outubro, o Rio Grande do Norte respira teatro. É o projeto Palco Giratório do Sesc, que já começou a circular. O lançamento oficial da 17ª edição do projeto de maior circulação cênica do país, acontece na segunda-feira, 07 de abril, às 17h30, na Àrea Verde do Sesc Centro. O acesso é restrito a convidados.
Um dos destaques da solenidade de abertura será o bate-papo com convidados. E, como a temática central é o teatro, nada melhor do que abrir as cortinas para o grupo local Pele de Fulô, apresentar Cravo Canavial, peça sobre as histórias que se passam por trás das paredes da casa de engenho. Inclusive, o espetáculo foi contemplado com o prêmio de montagem Myriam Muniz 2011, da Funarte. A apresentação acontece às 19h e será aberta ao público.
Palco Giratório
Pela primeira vez, o circo estará no lançamento do projeto, que nesta edição traz também dança, teatro de objetos e intervenção urbana, entre outras atrações. Ao todo serão 768 apresentações, com homenagem à bailarina Angel Vianna
17º Palco no RN
De abril a outubro, a 17ª edição do Palco Giratório levará dez espetáculos nacionais às cidades de Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, Assú, Currais Novos e Santa Cruz. Circo, drama, comédia, teatro infantil e infanto-juvenil são alguns dos gêneros.
Além disso, o projeto promoverá cinco apresentações de grupos teatrais locais – dentro da proposta de intercâmbio com os grupos nacionais –, oficinas teatrais e um Pensamento Giratório em Mossoró, no qual os artistas visitantes batem um papo com a plateia, intermediado por um profissional local da área.
Na 1ª etapa do projeto (abril a junho), serão apresentados os espetáculos Guerra, Formigas e Palhaços (RN), Homens de Sola de Vento (SP), Cravo Canavial (RN), O Mistério da Bomba H (MG), Sargento Getúlio (BA) – monólogo com texto do escritor João Ubaldo Ribeiro –,Barrica – Poráguabaixo (SC) e Uma Flor de Dama (CE). Para a 2ª etapa (julho a outubro), estão programadas as apresentações de Viúva, Porém Honesta (PE), O Segredo da Arca de Trancoso (BA), Plaguim (MS), Deus da Fortuna (PB) e Romeu e Julieta (CE). Os alimentos arrecadados na entrada serão destinados ao Mesa Brasil, programa de assistência do Sesc RN.
Para saber mais, acesse o site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.
Serviço:
O quê? Lançamento oficial Palco Giratório 2014
Quando? 07/04 (segunda-feira), 17h30 (restrito a convidados)
Onde? Área Verde do Sesc Centro. Rua: Cel. Bezerra, 33. Centro. Natal/RN.
Quando? 07/04 (segunda-feira), 17h30 (restrito a convidados)
Onde? Área Verde do Sesc Centro. Rua: Cel. Bezerra, 33. Centro. Natal/RN.
Atração aberta ao público (19h): Peça Cravo Canavial – Grupo Pele de Fulô
Mais informações: www.sescrn.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário