- Em mensagem natalícia, o papa lembrou o sofrimento causado pelas "guerras que destroçam tantas vidas"
Em sua primeira mensagem natalícia "Urbi et Orbi" ("À cidade de Roma e ao mundo"), o papa Francisco pediu nesta quarta-feira (25) o fim da violência na Síria e um acordo de paz entre israelenses e palestinos.
O pontífice afirmou que o confronto civil sírio, "fomentado por ódio e vingança", já causou "muitas mortes, além de sofrimento ao povo". "Espero que as partes envolvidas nesse conflito coloquem um fim a todo tipo de violência e garantam o acesso da população às ajudas humanitárias".
Lembrando da vigília de orações realizada no Vaticano pelo fim da guerra na Síria, o papa comentou que "já vimos o quanto as orações são potentes".
"Estou feliz que hoje se unam a essa nossa oração pela paz na Síria diversos fiéis de outras religiões. Que jamais percamos a coragem de dizer: 'Senhor, dê a sua paz à Síria e ao mundo inteiro'", disse Francisco.
O pontífice também pediu paz na República Centro-Africana (RCA), Sudão do Sul e Nigéria, países que enfrentam conflitos armados internos.
Sobre a histórica tensão entre israelenses e palestinos, Francisco orou para que o Senhor "abençoe as terras que escolheu para vir ao mundo e faça com que seja alcançado um feliz acordo de paz entre israelenses e palestinos". Ainda em seu discurso, o pontífice relembrou os naufrágios de imigrantes ocorridos constantemente na ilha italiana de Lampedusa e pediu que "tragédias como as desse ano, com numerosas mortes, não aconteçam nunca mais".
Da Cidade do Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário