segunda-feira, 11 de junho de 2018

Junina Caiacós participa do Circuito Junino em Serra Negra do Norte nesta segunda-feira
























A quadrilha Junina Caiacós que fez sua estreia no Festival de Quadrilhas de Caicó, no domingo (10) em uma apresentação especial, sendo ovacionada pelo público, inicia hoje (11) uma série de apresentações em vários eventos juninos no Rio Grande do Norte.

Com o tema: “Mitos e Devoção na História de Caicó, contada no São João”, a Junina Caiacós será destaque nesta segunda-feira (11), na cidade de Serra Negra do Norte, no Circuito Junino 2018 que tem como tema: “Ontem sonhei que estava em Moscou, dançando pagode Russo”, sendo uma homenagem a seleção Brasileira rumo ao hexacampeonato.

O coordenador da Junina Caiacós, Alex Soares (Lequinho) destaca que a estrutura da Junina conta com 28 pares num total de 56 quadrilheiros e com a direção e produção a quadrilha conta com 100 pessoas envolvidas no projeto cultural.

Após a apresentação em Serra Negra do Norte, a Junina estará na quarta-feira (13) no distrito da Palma, na quinta-feira (14), na cidade de Serra Caiada concorrendo em um festival e na sexta-feira (15) em Mossoró, no evento Mossoró Cidade Junina.

Com o apoio do Município de Caicó, a Junina Caiacós também vai participar de eventos nas cidades de Monte Alegre, Assú, Currais Novos, entre outras cidades.

Com coreografias marcantes e valorizando a cultura caicoense e nordestina, a Junina Caiacós vem encantando o público em suas apresentações, com a presença de jovens talentosos e um perfil que congrega a diversidade dos vários bairros de Caicó.

Por Paulo Júnior - a máquina da notícia 

Colégio Marista de Natal homenageia Caicó na sua festa junina










Nos dias 08 e 09 de junho, o Colégio Marista de Natal homenageou Caicó na sua festa junina com o tema "Caicó, o Coração do Seridó". 

Professores, estudantes e demais profissionais do Colégio Marista pesquisaram sobre tradições, marcos materiais e imateriais da cultura caicoense, centro histórico de Caicó, e tudo que compõe esta riqueza cultural que constrói este município.

O evento envolveu um público de 6 mil pessoas e todo o Colégio Marista foi sinalizado fazendo referência a Caicó. Há espaço intitulado de Ilha de Sant'Ana, Castelo do Engady, Praça do Coreto, Praça da Matriz.

Alguns marcos de Caicó foram reproduzidos em cidade cenográfica como Arco do Triunfo, Casa de Cultura e casarios. Todas as quadrilhas e demais apresentações destacam a história e a cultura de Caicó. No evento tem representação de artesãos de Caicó com bordado e outras peças de artesanato que levam a marca Caicó.

A escolha do tema da Festa este ano foi baseada “na força cultural que constituiu a educação no Marista ao longo dos seus 88 anos em terras potiguares, através de educandos vindos de todas as regiões do estado. Além de festejarmos com a nossa comunidade educativa, também promoveremos um encontro de gerações de caicoenses, com alunos, familiares e ex-alunos, que vão confraternizar conosco”, ressalta o coordenador do SEAC, Carlos Henrique.

Ao longo dos próximos anos, a temática da Festa Junina do Marista será dedicada a homenagear alguns municípios potiguares que tiveram seus filhos educados segundo os princípios de São Marcelino Champagnat.


O Município de Caicó colaborou com informações e encaminhou os artesãos para fazerem a representação durante o evento.

domingo, 10 de junho de 2018

Município de Caicó mantém a tradição junina e realiza Festival de Quadrilhas


O prefeito de Caicó, Batata Araújo, convidou a população caicoense e seridoense para o Festival de Quadrilhas Estilizadas. O evento será realizado neste domingo (10), no ginásio Nonozão, a partir das 19 horas, com a apresentação da Quadrilha Arraial do Gonzagão, da Escola Municipal Raimundo Guerra (bairro Alto da Boa Vista).
Às 20 horas, haverá a estreia oficial da quadrilha Junina Caiacós. As duas quadrilhas caicoenses não irão competir com as outras participantes do Festival e farão apresentações especiais.
A Junina Caiacós vai apresentar um contexto histórico homenageando a cidade de Caicó com o tema: “Mitos e Devoção na História de Caicó, contada no São João”.

Após a apresentação da Junina Caiacós, a programação do Festival prossegue com as seguintes quadrilhas que irão concorrer à premiação de 10 mil reais:
Grupo Junino Encanto do Nordeste
Junina K Pra Nós
Associação Cultural Dança Nordeste
Arraiá 100% Ferroviário
Junina Chama Nordestina
Junina Amor Caipira
Arraial Coração Nordestino
Associação Brasileirinhos Sensação Nordestina
Junina Rio dos Ventos
Junina Vire Mexe
“Nós devolvemos ao povo de Caicó a festa junina, que não acontecia há muitos anos e esse ano nós criamos a EXPOCAICÓ com várias atividades durante dez dias e vamos encerrar com a apresentação das tradicionais quadrilhas estilizadas. Será um grande espetáculo mantendo viva a tradição, movimentando a cidade e isso faz parte da cultura que é prioridade também dessa gestão”, disse o prefeito Batata.

Junina Caiacós vai mostrar os mitos e lendas de Caicó no Festival de Quadrilhas

Dentro da programação da EXPOCAICÓ, o Festival de Quadrilhas Juninas será atração neste domingo (10), no ginásio Nonozão, na Ilha de Sant’Ana, a partir das 19 horas, e uma das novidades do evento é a estreia da quadrilha Junina Caiacós. A apresentação está prevista para começar às 20 horas.

A Junina traz três músicas autorais, onde se destaca uma paródia criada pelo músico e marcador Inácio Sérgio, baseada na música Porto da Saudade, cantada por Elba Ramalho: “oh mana deixa eu ir/ oh mana eu vou só/ oh mana deixa eu ir para o sertão de Caicó”.
“A gente está fazendo um trabalho bem construtivo e trazemos um contexto histórico homenageando a cidade de Caicó com o tema: “Mitos e Devoção na História de Caicó, contada no São João”. A Junina Caiacós tem 28 pares num total de 56 quadrilheiros e com a direção e produção a estrutura conta com 100 pessoas envolvidas nesse projeto cultural”, disse Alex Soares, coordenador da Junina Caiacós.
Ele confirma que a quadrilha vai participar de grandes festivais juninos no Rio Grande do Norte, com destaque para as cidades de Monte Alegre, Mossoró, Serra Caiada, Assú, Currais Novos, entre outras cidades.

Lequinho enfatiza que a Junina Caiacós é formada por um grupo de voluntários e tem o apoio de parceiros, incluindo o Município de Caicó. A Junina já é uma Associação formalizada e terá várias atividades durante o ano, onde será feito um cronograma a partir de um planejamento que será elaborado.
“Além de manter a tradição junina, a nossa quadrilha vai desenvolver várias ações nas comunidades, pois o nosso perfil congrega a diversidade dos bairros, com jovens na faixa etária de 14 a 35 anos”, afirmou.
O marcador da quadrilha Junina Caiacós, Inácio Sérgio, enfatizou que participou durante 16 anos de quadrilhas juninas em outras cidades e agora terá a oportunidade de mostrar o seu trabalho na cidade de Caicó. “O grupo é muito entrosado e conta com um bom elenco de dançarinos e com uma produção que torna a Junina Caiacós bastante competitiva. Vamos mostrar a origem da cidade com mitos, lendas e o nosso sertão”, revelou ele.

“É um momento importante para a economia do Seridó”, diz prefeito de Caicó sobre Exposição Agropecuária

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) participou da abertura oficial da 45ª Exposição Agropecuária do Seridó, na sexta-feira (08), no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, com a presença do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, deputados, secretários municipais, representantes da diretoria da Associação Seridoense de Criadores, produtores rurais e várias entidades parceiras.
“É um momento importante para a economia do Seridó e com certeza faremos uma das maiores exposições de todos os tempos e teremos grandes e bons negócios. A intenção é transformar esse parque num local de negócios para o povo do Seridó, movimentando esse espaço o ano inteiro com a feira do gado, exposições e outras grandes ações que serão planejadas”, destacou o prefeito Batata.
Em Caicó, a estrutura da exposição agropecuária conta com cerca de 1.500 animais, entre bovinos, caprinos e ovinos em exposição. A programação diversificada contará com mostra de queijos artesanais, cursos de cortes especiais de carnes e palestras informativas, direcionadas aos produtores rurais. Para entreter os visitantes, atrações como Feira de Artesanato, Shopping do Cavalo, Estandes comerciais e shows culturais. Na sexta-feira, a atração foi Geraldão com a participação de Darrijane Lopes. Neste sábado (09), o show será da Banda Forró É Bom Demais e no domingo (10), a atração musical será o Trio Medicó.
O evento de Caicó integra o Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias e Pesqueiras realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, com o apoio do Programa Governo Cidadão, financiado pelo Banco Mundial. A Exposição é uma realização Governo do Estado, ASSERC (Associação Seridoense de Criadores), Prefeitura Municipal de Caicó e SEBRAE com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio da Emater, CDL Caicó, Emparn, Idiarn, Faern, Senar, Anorc, Ancoc, Associações e Núcleos de Criadores, entre outros parceiros.








Programação de shows na Ilha de Sant’Ana da EXPOCAICÓ